Clínica Escola

 

Clinica Escola
O projeto Clínica Escola, é uma formação contínua em parceria com a UFRJ, Veiga de Almeida e Universidade Salgado de Oliveira, que recebe estagiários de Psicologia, Fonoaudiologia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional que iniciam sua formação na área do Autismo, Terapia Cognitivo Comportamental e Psicanálise.

Estes estudantes têm uma formação teórica e prática com supervisões em suas respectivas áreas, a partir do 4º período e ao final de sua graduação são incorporados ao corpo Clínico do Espaço Crescer.

Entre em contato conosco para maiores informações sobre o processo seletivo, e venha fazer parte da família Crescer.

 

Autismo
Coordenação Wanessa Pereira Berba, Idealizadora do Projeto Integra TEA, é Psicóloga, com especialização em Neuropsicologia, especialista em autismo, aplicadora ABA e Denver. Pós graduanda em intervenção ABA para autismo e deficiência intelectual e Intervenções precoces no autismo com extensão em Integração sensorial.

 

Curso de Formação em AT (Acompanhante Terapêutico)
A Análise do Comportamento, em sua tradição, sempre buscou atuar em ambientes para além do consultório, ampliando a prática clínica para os contextos específicos nos quais determinados comportamentos dos clientes ocorrem e são passíveis de uma observação e intervenção mais diretas, de modo que o terapeuta não fique sob controle apenas do comportamento verbal do cliente.

Foi no final da década de 1960, na Argentina, que surgiu o trabalho do acompanhante terapêutico (AT) para autismo na escola, como uma necessidade para pacientes que obtiveram pouco sucesso só com as intervenções clinicas tradicionais em consultório. Essa prática, cada dia mais é utilizada no processo de inclusão de crianças e adolescentes com autismo, pois é um trabalho complementar ao realizado em consultório.

Dentro da escola, o acompanhante terapêutico tem um papel fundamental no desenvolvimento da criança com autismo. A função do AT é de mediar as interações do aluno com os professores e colegas, facilitar a participação nas atividades pedagógicos e sociais, oferecendo ferramentas que permitam o entendimento do paciente e sua participação de forma autônoma.

Visando a ampliação do contexto de nossa clínica escola, iremos abrir para o publico externo o Curso de formação em AT no Espaço Crescer. O público alvo são estudantes de Psicologia e Pedagogia. Constitui-se, assim, uma excelente oportunidade para colocar em prática os conhecimentos adquiridos durante o curso de psicologia e pedagogia e adquirir e refinar comportamentos necessários para prática clínica como coleta de dados, levantamento e teste de hipóteses e aplicação de técnicas psicológicas, sempre sob a supervisão de um terapeuta mais experiente.

Os participantes com melhor desempenho serão incorporados ao nosso quadro de acompanhante terapêutico ao final da formação.

 

Psicanálise 
Coordenação Vanessa Machado, Supervisora da Equipe de Psicanálise; Psicóloga pela Universidade Federal Fluminense; Psicopedagoga; Neuropsicóloga e Docente de Ensino Superior.
Grupos de Estudo semanais - Segundas-feiras, 20h - Aberto ao público.

 

Entre em contato para maiores informações